A População Negra e Sua Luta Por Politicas-Afirmativas
Izabela Nariele
Andreza Estrela
Claudia Jovanna
Caio Marcelo
Henrique Sena
Hugo Santana
O intuito desse artigo é
debater sobre a população negra e sua luta por politicas-afirmativas, que desde
antigamente vem sofrendo preconceitos, contra sua cor e sua cultura.
Discriminação; Desigualdade Racial; Preconceito; Negros; Cotas Raciais;
O Brasil é um país de
cultura escravocrata e com grande miscigenação de raças, fatores estes que
contribuíram para as diversidades de culturas, valores e crenças. O mesmo é um
dos países com maior população negra do mundo, e junto a isso, nem todas as
pessoas aceitam esse povo, sempre haverá racismo em relação a isso. Tratando-se da discriminação e do
preconceito racial, Valente nos lembra:
‘’em todo lugar e a todo momento ,
atitudes de preconceito e de discriminação acontecem. Mais as pessoas fingem
não ver e preferem não discutir esse fato. As conversas sobre o assunto são
evitadas. No Brasil é comum ouvir-se: aqui não temos esse tipo de problema!
Brancos, índios e negros vivem na mais perfeita harmonia. ’’
!’’(VALENTE, 1994, pag.07)
A categoria social da
inclusão, neutralizada pelo valor negativo atribuído pela condição da diferença
(de cor, raça, sexo, classe, etc.), marcou a sociedade brasileira durante
séculos, o que resultou, segundo Kant de Lima [1], ’’numa sociedade hierarquizada,
em que diferentes segmentos não têm acesso a deveres e direitos, também, regem suas
relações por diferentes ‘ códigos de honra’. No entanto, como somos uma
República, tais diferenças se tornam objeto de estigma, não sendo capazes de
despertar sentimento de universal reconhecimento como legítimos códigos de
conduta’'.
A violência tem cor. Uma das
manchetes do jornal Folha de S. Paulo era reveladora ; ‘’Negro morre a bala, e
branco, do coração’’.[2] Segundo a matéria, os
homicídios por arma de fogo são a principal causa de morte entre negros na
cidade de São Paulo.
Cotas raciais
As cotas raciais são a
reserva de vagas em instituições públicas ou privadas para grupos específicos
classificados por ‘’raça’’ ou etnia, na maioria das vezes, negros ou indígenas.
Surgidas na década de 1930, as cotas raciais são consideradas, pelo conceito
original, uma forma de ação afirmativa, algo para reverter o racismo histórico
contra determinadas classes étnico/raciais. Apesar de muitos considerarem as
cotas como um sistema de inclusão social, existem controvérsias quanto ás suas
consequências e constitucionalidades em muitos países. A validade de tais
reservas para estudantes negros no Brasil foi vontade pelo Supremo Tribunal
Federal 2012. O STF decidiu por unanimidade que as cotas são constitucionais.
Se um curso abre 100 vagas,
segundo a Lei de cotas, a divisão será feita da seguinte forma:
-50 vagas para qualquer
aluno ( estudantes de ensino privado ou
não optantes pelo sistema de cotas .
-50 vagas para alunos de
ensino publico ( alunos que cursaram os
3 últimos anos em escolas públicas .
Nesse
ponto, o governo reconhece a falha no ensino médio público, e tenta recompensar
garantindo um acesso ao ensino superior de qualidade. Mas nem todo mundo que
estuda em escola pública não tem condições financeiras, então existe mais uma
separação dentro dessas 50 vagas:
-25
vagas para quem possui renda familiar superior á 1,5 salários mínimos.
-25 vagas para quem possui renda familiar igual ou menor que 1,5
salários mínimos.
Ai
sim entra as cotas raciais. Na verdade, vende-se as cotas como uma espécie de
‘’retaliação histórica’’ , e isso na verdade não existe. A questão aqui é a
promoção da diversidade, garantir acesso á diferentes etnias, a ponto de
aumentar a frequência da diversidade étnica em setores de elite (universidades
ou profissões).
No caso, por auto declaração
, a separação acontece dessa maneira:
-13 vagas para alunos que se
autodeclaram negro, pardo ou indígena. -12 vagas
para alunos que não se declaram etnicamente ( ou seja, brancos ou indígenas).
Essa última separação
acontece tanto para alunos de baixa renda, quanto para alunos de renda superior
á 1,5 salários mínimos. Sendo Assim, alunos negros que possuem privilégios, que
estudaram em escola particular, não podem ser contemplados com o sistema de
cotas.
Muitas pessoas já tem pensamentos com preconceitos com negros,sem ao menos saber seu caráter. Devemos combater esse tipo de pensamento,e a sociedade deve esquecer as diferenças de raças,para que não aja nenhum atitude discriminatória.
Muitas pessoas já tem pensamentos com preconceitos com negros,sem ao menos saber seu caráter. Devemos combater esse tipo de pensamento,e a sociedade deve esquecer as diferenças de raças,para que não aja nenhum atitude discriminatória.
Bibliografia
Domingues,
P. (2005). Ações afirmativas para negros no Brasil: o início de uma reparação
histórica. Revista Brasileira da Educação, N° 29.
Fonseca, D. j. (2007). Políticas publicas e ações
afirmativas. São Paulo- São Paulo: Selo Negro.
Guimarães, R. D. (20 de 11 de 2014). Sociedade
Aberta ; A sua opnião no jornal do Brasil. Acesso em 13 de junho de 2016,
disponível em Ações afirmativas como instrumentos de afrocidadanização:
http://m.jb.com.br/sociedade-aberta/noticias/2014/11/20/acoes-afirmativas-como-instrumentos-de-afrocidadanizacao/
Munanga, K. (2003). Políticas de Ação Afirmativa em
Benefício da População Negra no Brasil – Um Ponto de Vista em Defesa de
Cotas. Espaço Acadêmico, N° 22.
Santos, J. T. (2013). O impacto das cotas nas
universidades brasileiras (2004-2012). Salvador: Walter Mariano (Gamboa
Projetos).
http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/1991/Discriminacao-social-racial-e-de-genero-no-Brasil
ResponderExcluirhttp://www.capitalteresina.com.br/noticias/direitos-humanos/dia-da-consciencia-negra-busca-reflexao-sobre-a-insercao-do-negro-na-sociedade-brasileira-34714.html
marcou a sociedade brasileira durante séculos, o que resultou, segundo Kant de Lima [1], ’’numa sociedade hierarquizada,=www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2002000100007
ResponderExcluirmarcou a sociedade brasileira durante séculos, o que resultou, segundo Kant de Lima [1], ’’numa sociedade hierarquizada,=www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2002000100007
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