sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Preconceito Racial nos EUA


Hosana santos
Guilherme Gonçalves
Stefane Pontes
Alexandre Carneiro
Valéria dos Santos
Rebeca Andri
Maria Rilane

Resumo:
O racismo nos estados unidos não vem de hoje desde a década de 60 que os negros tenta ter os seu espaço e direitos na sociedade, assim muitos negros começaram protestar com isso causando muitos conflitos em busca de ter os mesmos direitos dos brancos, buscando ser aceito na sociedade, que se mostra resistente a eles que os considerava como nada os privando de ter uma vida com regalias só por serem de raça e cor diferentes. Mesmo que em 2008, Barack Obama tenha sido eleito como primeiro presidente negro dos Estados Unidos, o racismo não havia acabado. O evento foi considerado por muitos como o anúncio de uma nova era, sem as tensões raciais que haviam marcado a história do país. Porém ainda há racistas que se negam a aceitar diferenças de cor assim mostrando o negro como algo ruim, sujo, como escravos sem querer dá-lhes o direito de ser livre e de ser aceitos.


Introdução:
O preconceito racial não e só nos estados unidos mais em todo mundo, em alguns lugares são mais severos acontece com mais facilidade e mais a vista do povo. Mas o que é preconceito racial? 


“O preconceito racial é uma doença insidiosa moral e social que afeta os povos e as populações de todo o mundo. É diagnosticada pela catalogação dos seus vários sintomas e manifestações que incluem o medo, a intolerância, a separação, a segregação, a discriminação e o ódio. Apesar de todos estes sintomas de preconceito racial serem manifestados, a única causa subjacente do preconceito racial é a ignorância. Historicamente, uma raça de pessoas é definida como uma população com características biológicas distintas.” {1}

Todos nós somos da mesma espécie, diferentes só na raça que e a diferença de cor. Em nosso artigo falaremos isso e iremos priorizar fala do EUA que e onde há muito racismo o preconceito contra os negros e os latinos, afro americanos também são bem fortes, lá desde a chegada dos negros os afro descentes tudo gira em torna para expulsar fazer que eles não tenham os mesmo direitos que os brancos, desfazendo deles só por serem de raça diferente, os negros lá já sofreram muito com o preconceito com grupos que eram contra eles que espancava os negros, um desses grupos era o ku klux klan que agia de forma agressiva matavam negros e etc.. Mesmo com a eleição para presidente dos EUA um negro ter ganhado acharam que tinha acabado o tal do preconceito, mas com a crise, e com a maioria da população preconceituosa, continuaram os racismos.

Afro-americano é como são chamados os cidadãos dos Estados Unidos que são ou tem ligações a descendente de africanos. Tudo começa quando a uma grande imigração e os afros americanos são trazidos da África para a América do Norte e o Caribe entre 1609 e 1807, a maioria sendo descendentes de escravos. Com esse passado de escravos e sendo de cor e culturas diferentes eles sofrem racismo. Os Estados Unidos desde a década de 60 sofria fortes leis racista, os negros sofria fortes ataques brutais, a falta de oportunidade gerava um total desconforto aos negros, com toda dificuldade surgia varias comunidades com sua totalidade de afros descendentes, os negros careciam de qualificações, fazendo-os buscar o caminho errado! O que gerava duvidas e julgamentos sobre eles. Quando falamos do preconceito sofrido pelos Afro americanos, não podemos esquecer-nos da "Segregação".

A segregação racial é a separação de pessoas que convivem no mesmo lugar público por causa de leis que o critério e a raça em uma concepção sustentada por visões cientificas que deixam duvidas e preconceito cultural. Isso deu inicio nos EUA a partir da sua independência em 1776 a segregação racial começou a se revigora no começo do século XIX, quando ainda existia escravidão. A escravidão ainda existia nos estados do Sul dos estados unidos havia leis que proibiam o casamento de brancos com mestiços, com negros mesmo se forem libertados. E o estado de indiana sua constituição proibia os negros e mestiços libertos de fixar residências em seu território. E por varias tempos foram assim ouve guerras contra isso, o norte dos estados unidos lutou com o sul em 1865 assim as leis de segregação se intensificou. Os brancos não queriam dividir os mesmos direitos com os negros/ libertos muito menos permitir que eles ocupem cargos altos jurídicos e políticos. Para fazer sair as legislações racistas do sul ,os Estados Unidos  do norte ocupou militarmente os estados sulistas processo que ficou conhecido como restauração- reintegração do sul com o norte. O sistema legal de discriminação por "gota de sangue única" durou cerca de 90 anos. O caso mais emblemático foi a lei da Virginia de 1924. Para driblar o segregacionismo muitos americanos descendentes de negros, mas com cor branca, falsificavam documento, trocavam o nome faziam o possível para que pudesse viver de forma normal. Esse fenômeno ficou conhecido momo passing racial, como destacava Demetrio Magnoli em livro já citado:

      O modelo racial bipolar dos EAU converte os mestiços de união entre brancos e negros entre negros. Entre os efeitos mais notáveis está o fenômeno do passing, uma estratégia de reinvenção identitaria pela qual um indivíduo se "faz passar" por integrante de um grupo social no qual não seria normalmente admitido. Como regra, no passing racial americano, em mestiço socialmente classificado como negro refaz sua identidade como branco {2}.

Os negros/ afro americanos sofreram e sofrem muito, com preconceitos, e os Latinos não ficam atrás não, eles também sofrem com o preconceito. O preconceito esta por toda parte, é comum você ouvir fala de preconceitos contra os latinos nos EUA, mas podemos ver isso como medo dessa miscigenação de atinias, pois sabemos que nem todos os americanos querem se adaptar a novas culturas, costumes, como a culinária, língua e etc.. Vários grupos de patriotas norte-americanos postam vídeos agressivos onde afirmam e acusam os imigrantes como principal causa dos problemas do seu país segundo eles a falta de empregos e a violência são causadas por pessoas de outras nações, os que mais sofrem com isso são os seus vizinhos mexicanos. “A mídia apresentou durante esse período de eleições do país, uma saga xenofóbica do “magnata” Donald Trump candidato a republica do país ele afirmava que o México e responsável por enviar “drogas” e "estupradores" para EUA em algumas reportagens ele afirma que se chegasse à casa branca iria deporta todos os imigrantes ilegais do país”. Ta bem claro que houve, e a sim um preconceito tanto aos negros como aos latinos.

Um grupo americano conhecido como KU KLUX KLAN que foi criado no final da guerra civil (1865) era um grupo de paramilitares de fanáticos que juntava ideologia racial com religião que causaram perseguições, agressões, assassinatos e atentados contra os negros em estabelecimento publico, como templos religiosos e restaurantes. Os primeiros membros desse grupo eram veteranos das forças confederadas, e seu primeiro líder foi o general Nathan Badford Forrest. O grupo foi repreendido pelo governo da restauração. As formas de racismos e preconceito nos EUA são bem intensas, os racistas agem como se fosse algo certo o que eles fazem elas acham que lutam por um mundo melhor mais na verdade ele se priva dele, se priva de um mundo de igualdade.

A uma grande diferença de como e praticado o preconceito racial nos EUA pra como e praticado no Brasil. são inúmeras as características de preconceito em todo mundo de uma forma geral. Tanto que todos nós estamos sujeitos a praticar do racismo de diversas formas ate mesmo sem percebemos. Nos EUA os negros são descriminados bastante pela sua cor ou descendência de escravo, ou seja, pela sua raça, o racismo lá é aberto às leis que favorecem os racistas hoje diminuíram pela eleição de um presidente negro mais ainda e existente leis que separa negros de brancos favorecendo os brancos em diversas áreas, assim deixando claro que os negros são considerados um povo inferior simplesmente por ser de raça diferente. Já no Brasil as classes sociais são o principal alvo do preconceito, e com tudo o Brasil é o país considerado mais preconceituoso do mundo na areia das classes sociais. No Brasil para não ser alvo de preconceito a pessoa precisa ser bem vista, ou seja, ter uma boa condição de vida, ser de uma boa classe social, o povo Brasileiro leva mais em conta as classes sociais do que a cor. E se houver racismo aqui e algo mais escondido, pois aqui a leis que desfavorece os racistas, eles podem ser presos só por fazer uma piada ou uma sugestão racista a um negro ou a alguém que tem uma raça diferente.

Em pleno século 21 os homens deveriam estar com a mente mais aberta acerca da diferença racial e da cor, deveriam entender que o que diferencia os brancos dos negros e apenas uma substancia chamada "melanina” uma pigmentação que os negros têm em maior quantidade pela sua diferença de raça, que os brancos diferentemente têm e menos quantidade. Devemos deixa de atribuir o negro a escravo, a cargos baixos (mais dignos), negros são seres humanos que como os brancos lutam para ter um espaço digno na sociedade, desejam supera a pobreza que são supostos e lutam pelos direitos de igualdade. Na poesia preconceito de Elberte Reis Pensador ele fala:

Por favor, nos tragam a paz Eu imploro pelo amor, o preto e o branco foram feitos Pela mão do Criador. A sombra do branco é igual a do negro, a cor do sangue é sempre vermelha, quando o branco e o preto morrer qual a diferença que vamos ver? {3}

Que não só os EUA despertem pra isso mais todos os lugares onde a preconceito!




fontes das pesquisas:


{3}http://www.allaboutpopularissues.org/portuguese/preconceito-racial.htm
{2} MAGNOLI,Demetrio.umagotadesangue-historiadopensamentosocial-saopaulo2009


2 comentários:

  1. O evento foi considerado por muitos como o anúncio de uma nova era, sem as tensões raciais = www.cartaeducacao.com.br/aulas/medio/o-racismo-nos-estados-unidos/

    ResponderExcluir
  2. Os primeiros membros desse grupo eram veteranos das forças confederadas, e seu primeiro líder foi o general Nathan Badford Forrest = escolakids.uol.com.br/segregacao-racial-nos-estados-unidos.htm

    ResponderExcluir